terça-feira, 17 de maio de 2011

45 DICAS PARA CRIAR UMA ÓTIMA LOGOMARCA

1. Não use mais de 3 cores.
2. Se livre de tudo além do necessário.
3. A tipografia deve ser fácil o suficiente para que sua avó consiga ler.
4. A logo deve ser reconhecível.
5. Crie um layout ou forma única para sua logo.
6. Ignore o que sua esposa ou os seus familiares pensam sobre o design.
7. Confirme que a logo ""chama a atenção" de mais de 3 pessoas.
8. Não combine elementos de outras logos populares e chame o seu trabalho de original.
9. Não use cliparts sob sircunstância alguma.
10. A logo deve ficar boa em preto e branco.
11. A logo deve ser reconhecível quando invertida.
12. A logo deve ser reconhecível quando redimencionada.
13. Se a logo conter um ícone ou um símbolo, juntamente de um texto, coloque cada um de forma que eles complemente um ao outro.
14. Evite seguir "a ultima tendencia em logo design". Faça a sua durar gerações.
15. Não use efeitos espéciais, como por exemplo: gradiente, sombras, reflexos, etc.
16. Encaixe a logo em um layout quadrado, se possível, evite layouts obscuros.
17. Evite detalhes intricados.
18. Considere os diferentes tipos de uso a logo terá.
19. Evoque sentimentos de forte e confiante, nunca de fraco e sem graça.
20. Entenda que você não criará uma logo perfeita.
21. Use linhas retas ou curvilíneas de acordo com o tipo de negócio do seu cliente.
22. A logo deve ter alguma ligação com o queesta representando.
23. U,a foto não faz uma logo.
24. Você deve surpreender seus clientes com uma apresentação.
25. Não use mais de duas fontes.
26. Cada elemento da logo deve estar alinhado, não importando em qual direção.
27. A logo deve parecer sólida, sem elementos "sobrando".
28. Pense em quem irá ver a logo antes de pensar em idéias para ela.
29. Sempre priorize a funcionalidade à inovação.
30. Se o nome da marca tem pregnância, o nome da marca deve ser a logo.
31. A logo deve ser reconhecível quando for vista através de um espelho.
32. Mesmo grandes empresas precisam de logos pequenas.
33. Todos devem gostar do design da logo, não apenas quem for da mesma esfera de negócio dela.
34. Crie variações. Quanto mais variações maior a chace que você terá para que ela  fique legal.
35. A logo deve ser consistente mesmo em diferentes plataformas.
36. A logo deve ser fácil de ser descrita.
37. Não use chamadas na logo.
38. Use um lápis e um papel para esboçar suas idéias.
39. Mantenha o design simples.
40. Não use simbolos que já foram utilizados milhares de vezes antes.
41. A logo não deve chamar a atenção.
42. Deve ser honesta na sua apresentação.
43. A logo deve possuir um equilíbrio visual.
44. Evite cores muito claras, escuras ou neutras.
45. A logo não deve quebrar nenhuma das regras acima.

A MODA AGORA É “COMUNICAÇÃO”

Todos agora querem ter, pois foi descoberto que cliente também se conquista com funcionário satisfeito, bem informado, ingajado e, sobre tudo orgulhoso de pertencer à empresa. Isto significa fortalecer positivamente a imagem da empresa para este público. Ser percebida pela opinião pública como uma empresa ética, responsável socialmente, que valoriza a diversidade e também reconhece os seus funcionários, considerado o seu maior patrimônio.

A empresa precisa construir uma identidade corporativa sólida, real. O que ela diz por meio de comunicação, o que realmente faz e finalmente como é percebida pelos seus públicos. Fazer comunicação exige conhecimento, planejamento, execução e finalmente, mensuração dos resultados, caso contrario não se alcança o objetivo proposto. É muito mais complexa do que se apresenta, pois é necessário conhecer profundamente o elemento humano, e consequentemente qual a melhor forma de atingi-lo. Reflexão, estudo de caso, velocidade, trabalho em grupo, assertividade, crítica, entre outros são fundamentais, pois em comunicação o tiro tem que ser certeiro: dificilmente haverá uma segunda chance.

Não há lugar para amadores, curiosos ou interessados. Trata-se de uma função estratégica, com um valor no contexto econômico, social e político das empresas. E o prfissional de comunicação tem este papel: o de estratégista, alguém com uma visão ampla do negócio, do ambiente e dos cenários. Mas este conceito deve primeiramente ser assimilado pelo corpo diretivo e os profissionais envolvidos na sua implementação e execução. Cabe a eles a percepção deste conceito de comunicação estratégica de praticar o empowerment. O risco caso não seja internalizado e praticado este modelo é o de ruir por terra os programas, campanhas e ações desenvolvidos, numa atuação parcial e paliativa. Isto resulta em perda de credibilidade, elemento de sustentação da imagem empresarial, abalando a geração de vantagem competitiva.

A saída é investir numa comunicação integrada, na qual atuem conjuntamente a comunicação institucional, mercadológica e interna, de forma sinérgica global. Dessa forma é possivel obter maior coerência entre os programas, ações e linguagem utilizada, os objetivos esecíficos, com tudo sem deixar de estar alinhada ao foco central,ao objetivo comum. A "aldeia global" preconizada por Mcluhan é uma realidade, pois a comunicação é uma nova forma de riqueza, por tanto é necessário saber como fazer bom uso dela, no lugar certo, na hora certa, pela pessoa certa.

Paulo S. C. Ávila, Esp. Em Marketing e Comunicação
CEO - Mais Comunicação

A IMPORTÂNCIA DO LOGOS EM BRANDING

Uma logo simboliza o seu negócio e cria uma imagem de sua empresa aos olhos de seus clientes. Um logotipo é um dos vários elementos importantes da imagem corporativa. Infelismente sua importancia é muitas vezes transparente para muitos. Ou a empresa nem se quer tem um ou não é bom suficiente.

O design do logotipo é do processo de criação. Seu logo tem que ir junto com a marca, com a capacidade de oferecer valores positivos para seus clientes. Seu logotipo também deve ser única e significativa para que você vai brilhar o seu mercado. O projeto adequado logo cria efeito semelhante ao branding adequada, é essencial ter uma marca para fins e dar ao seu negócio uma identidade.

Você já pensou em pegar um dos "gratuítos"logos que você pode encontrar na internet? Não vá por esse caminho! Você precisa ser sério com o seu logotipo. Por ter um design profissional para você em primeiro lugar vai economizar um monte problemas a longo prazo.

Algumas pessoas pode opor-se à importanciado logotipo de marca. Isso é porque você não  tem que necessariamente ter um logotipo para estabelecer sua marca. No entanto, você ficara muito profissional e original. Um logotipo irá ajuda-lo significadamente na construção sua imagem e identificar, juntamente com a sua marca. Isso é que é importante sobre ter um logo tipo. Afinal os seres humanos são espécies visual!

Um logotipo é bem sucedido quando permite o reconhecimento imediato da empresa e representa a empresa "carater ou a atitude. Um logotipo bem sucedido é um marcador garantido.

Paulo S. C.Ávila, Esp. Em Marketing e Comunicação
CEO - Mais Comunicação
Diretor



E-COMMERCE INVESTE EM NOVAS COMUNICAÇÕES COM O CLIENTE


Avanço das lojas virtuais cria novas formas de relacionamento entre empresas e consumidores, entre elas o SMS1 Corporativo.

A aquisição de produtos por meio de lojas virtuais deixou de ser um privilégio de poucos para tornar-se acessível a uma grande parcela da população brasileira. As vendas pela web parecem ter acompanhado a onda de otimismo da economia do país, fazendo aumentar a oferta de produtos e a demanda de consumidores por artigos comercializados pela Internet. Para 2010, a e-bit projeta um faturamento de R$ 10,6 bilhões em vendas pela web.

A cada dia, novas redes varejistas ingressam no segmento do comércio eletrônico com a proposta de oferecer uma alternativa à compra em lojas físicas. Essa nova realidade, impulsionada especialmente pela ascensão das classes C e D à Internet e ao aumento do poder de compra do brasileiro acelerou esse processo.

Se a cada dia a tecnologia está presente nas transações comerciais, como uma empresa pode se relacionar com seus clientes através de “cliques”? Faz-se necessário trabalhar esse relacionamento por outros canais que permitam uma comunicação eficaz com o consumidor. As mídias sociais são um exemplo disso.

E quando se fala no segmento que mudou o padrão de consumo, onde é possível comprar produtos com apenas um clique, o relacionamento estabelecido com esse consumidor ganha ainda mais peso. O e-Commerce deve trazer a idéia de que o produto pode não estar na mesma cidade ou no mesmo país, mas o cliente precisa se sentir próximo do processo.

Diante desse quadro, é preciso deixar transparente cada etapa da compra, transmitir segurança e confiança de que o pedido foi realizado, o pagamento efetuado e a entrega programada. Estreitar esta relação é a chave para que o cliente possa sentir-se seguro em realizar este tipo de transação e aos poucos adquira a cultura da compra na Internet que vem se consolidando no país.

Diversas formas de contato devem ser estabelecidas e o SMS1 Corporativo está entre as ferramentas que melhor complementam esse processo, de maneira automatizada e instantânea. Pode ser utilizada pelas empresas que investem no e-commerce como forma de informar seus clientes sobre status do pedido, confirmação de pagamento, aviso de entrega do produto, além de dar mais credibilidade ao serviço, já que o cliente é comunicado de forma rápida e instantânea sobre todas as etapas do processo de compra até a entrega do produto. É uma funcionalidade universal de todos os aparelhos celulares logo tem altíssima penetração em todas as classes, além de estabelecer uma comunicação direta e altamente pessoal. 

Relacionar-se de maneira rápida e eficiente pode ser um diferencial importante para aqueles empreendimentos que buscam destacar-se não apenas pela qualidade do produto, mas pela satisfação do cliente a partir do vínculo estabelecido.

PAULO S. C. ÁVILA – CEO na Mais Comunicação
Especialista em Marketing e Comunicação