IDENTIDADE VISUAL : A PERSONALIDADE REPRESENTATIVA DA EMPRESA .
Na criação de uma identidade visual, a tarefa principal é definir um conceito adequado à representação da marca, caracterizando a personalidade da empresa em um símbolo.
Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente e de forma sistematizada, um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base uma logomarca integrada a um logotipo. Em alguns casos, a base pode ser simplesmente a logomarca ou o logotipo.
A logomarca faz parte da identidade visual. É um símbolo perceptivo, uma "expressão" simbólica associada a um conjunto de cores. Representa a "personalidade" da empresa.
Portanto, a identidade visual trata-se unicamente de uma representação gráfica da identidade corporativa, mesclado aos conceitos e valores da empresa. Por mais que possa parecer simples, o processo de criação de uma identidade visual pode ser bem complicado. Tudo depende do momento e da situação dos profissionais envolvidos, agregado aos fatores do mercado atual, marcado pelas nuances econômicas.
Diversos fatores estão envolvidos na metodologia da criação, merecendo destaque:
- A cultura da empresa
- O seu posicionamento no mercado
- A imagem perante o público
- Objetivos
- Foco
- Missão
Muitas vezes, definir o conceito adequado torna-se moroso. Existe certa dificuldade na elaboração inicial. A saturação do mercado gera um fator denominado "saturação informativa". Nesse momento, a cautela e o cuidado são primordiais para que a criação possa ter um diferencial frente às existentes no mercado.

Toda credibilidade, confiança e respeito que uma empresa, produto ou serviço possam recebem inicialmente, estão associados diretamente ao seu visual criativo.
O impacto que a logomarca causa frente à concorrência e ao público consumidor se deve a associação da criação com as características intrínsecas do negócio. É um casamento e para que seja duradouro, existem regras a serem seguidas.

O processo de criação é minucioso e rodeado de inúmeros critérios. Para que o conceito não se desvie quando utilizado no meio externo (gráfico e eletrônico), causando "ruídos" e "interferências", é criado um documento técnico que estabelece as normas e os critérios técnicos de reprodução da marca, denominado manual de identidade visual. Esse documento é fundamental e sempre é definido depois da etapa criativa.
Uma questão muito importante é ter ciência de que marca não é sinônimo de logomarca. Logomarca é a representação gráfica de um negócio. A marca, além da identidade visual, envolve uma série de elementos intangíveis como, por exemplo:
- Posicionamento e reputação do negócio
- Visão: como o negócio é visto pelos clientes e pela sociedade
- A percepção de valor do produto e/ou serviço oferecido
- Relação com o consumidor: atendimento e pós venda

Uma empresa em constante evolução, a MAIS COMUNICAÇÃO trabalha com foco em resultados, onde a elaboração do processo da nova identidade visual terá o objetivo de desenvolver uma logomarca forte, com movimento, levando representatividade ao mercado, expressando uma tendência evolutiva para poder destacar-se e identificar o seu negócio frente ao público consumidor, nesse mundo dinâmico que vivemos na atualidade.
![]() |
Auricélia Sousa Diretora de Arte - Mais Comunicação Especialista em Design Institucional |
Crie a sua identidade visual com a MAIS COMUNICAÇÃO. Construa uma marca reconhecida pelos consumidores e pela sociedade em geral.