quinta-feira, 19 de maio de 2011

COMO COMUNICAR ?



Para você que esta começando sua tragetória profissional agora, está acostumado com a linguagem informal do dia-a-dia na escola, vou aqui citar algumas palavras prroibidas na área profissional, sei que você já sabe se comunicar, o título da postagem como comunicar para ser completo seria, como comunicar com eficiência no trabalho, principalmente na comunicação com seu cliente.


COMUNICANDO-NOS

Comum = Comunicação
Quando duas pessoas têm os mesmos interesses, há um ponto comum. A mensagem flui entre ambas, pois os interesses são comuns.

Interecsses - Mensagem - Interesses
Quando duas pessoas têm a mesma idade ou se indentificam, a mensagem passa com maior facilidade de um a outro. Há Comunicação. Ser como um é ter afinidade, ter empatia, sentir junto, é ser como um todo.

Como um = comum

A comunicação humana só existe realmente, quando estabelece entre duas ou mais pessoas um contato psicológico. Não é suficiênte que as pessoas com desejo de comunicação se falem, se escutem, ou mesmo, se compreendam... É preciso mais. A comunicação humana só existe entre duas pessoas quando elas conseguem se encontrar ou reencontrar.



PALAVRAS, FRASES, QUE DEVEM SER EVITADAS
  • Péra aí
  • Hummmm
  • Vem Cá
  • Olha Aqui
  • Entende
  • Tendeu!
  • Tchau

 SÓ COM MUITA INTIMIDADE
  • Bem
  • Querido
  • Fôfa
  • Fôfo
  • Amor
  • Você
  • Chuchu
  • Filha
  • Nega
  • Nego
  • Meu Anjo
  • Flôr...


FRASES PROIBIDAS
  • Não sei não
  • Não posso fazer isso
  • Você terá que...
  • Só um segundo
  • Talvez
  • Não sei direito
  • Seria interessante
  • Pode ser que sim...Pode ser que não


DICAS
  • Procure entender o que esta sendo dito, colocando-se do ponto de vista de quem fala.
  • Mantenha a mente aberta, procure os aspectos positivos naquilo que você não concorda.
  • Procure nas entrelinhas as idéias que não tenham sido trazidas em palavras.
  • Espere o outro terminar de falar, antes de dar a sua opinião.
  • Não rebata os argumentos de imediato.
  • Ouça com atenção e reflita sobre cada coisa dita.
  • Mantenha contato visual (Olho no Olho) com quem fala, mas não fique estático.
  • Não se deixe bloquear por sentimentos, emoções ou reservas.


Espero ter colaborado passando um pouco da minha experiência e ajudado de alguma forma na sua comunicação, boa sorte e até a próxima!!


Paulo S. C. Ávila, Esp. Em Marketing e Comunicação
CEO - Mais Comunicação