terça-feira, 20 de setembro de 2016

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

A educação corporativa é recente no Brasil. Esse conceito emergiu no país durante a década de 90. É um projeto de formação desenvolvido pelas organizações, que tem como objetivo institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, ocasionando a aquisição de novas habilidades e conhecimentos vinculados às estratégias corporativas e assim torná-las competitivas.
O ensino pode ocorrer por meio da educação presencial, à distância ou semipresencial. A educação à distância proporciona um aprendizado através de um ambiente virtual. Já a modalidade presencial e semipresencial conta com palestras e cursos oferecidos por gestores, líderes ou um palestrante convidado. A MAIS COMUNICAÇÃO, por exemplo, oferece cursos e formações com metodologia presencial e complemento online. Nos cursos da MAIS COMUNICAÇÃO são fornecidas ferramentas e técnicas tanto para o autodesenvolvimento, quanto para o de outras pessoas, por isso a importância da troca de informações entre os indivíduos durante as formações.
A Educação Corporativa deve estar associada a um plano de carreira, pois o profissional envolvido no processo educativo buscará melhores colocações. Ela tem um papel muito forte no desenvolvimento e disseminação da cultura de cada organização, com foco em resultados corporativos, quando presente em todas as áreas e alcançando todos os profissionais envolvidos em cada processo.
Os líderes devem desempenhar o papel de educadores, sendo responsáveis pela aprendizagem e desenvolvimento de suas equipes. Caso contrário, o processo educacional da empresa se tornará incompleto, uma vez que os objetivos dos colaboradores serão frustrados, desperdiçando a contribuição da Educação Corporativa, na formação profissional e pessoal dos indivíduos. Afirma o Especialista em Gestão de Negócios, o Sr. Paulo Ávila.
PAULO SÉRGIO ÁVILA
ESPECIALISTA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
CEO - MAIS COMUNICAÇÃO