segunda-feira, 6 de junho de 2011

A COMUNICAÇÃO NO SÉCULO 21

A Visão Integrada

Nestes últimos anos, testemunhamos um fato único na história da humanidade: temos hoje acesso a todas as culturas do mundo. No século 21, temos à nossa disposição o conhecimento, a experiência, a sabedoria e as reflexões de todas as civilizações humanas, pré-modernas, modernas e pós-modernas. A visão integral mostra como podemos acelerar nosso crescimento e desenvolvimento rumo a níveis mais elevados, mais amplos e mais profundos de ser e integrar esse avanço ao nosso próprio eu, à comunidade a que pertencemos e ao nosso planeta.

A Teoria Integral é a chave mestra para circularmos com desenvoltura por um mundo cada vez mais complexo, interconectado e em constante transformação. Mas qual é o beneficio em usar a Teoria Integral?  Segundo Ken wilber, aprendendo a usar o Sistema Operacional Integral, entendemos as inteligências múltiplas e os padrões profundos, e podemos nos tornar um tipo de líder que interage com todos os níveis, todos os quadrantes, todos os tipos. O interessante do processo é que como um alquimista, que chega a transmutar o ferro em ouro somente quando a riqueza não lhe importa mais, o líder verdadeiro consegue circular por todos os níveis de compreensão e se fazer compreender por todos da equipe quando seu coração e seus valores estão trabalhados a tal ponto que o poder e a manipulação não significam mais nada para ele. Quando, num nível de consciência, ele passou do TER para o SER.

Voltado para o bem comum, sabendo de si mesmo e da ilusão do mundo (atenção, não percam o filme Origens, sobre o sonho e a realidade), o líder integral comunica antes de tudo cuidado e amor, por si mesmo, pelo outro, pelo planeta e pela existência, não enganchando nos vieses e âncoras neuróticas, que estão sempre por aí, à espreita. Com o ego trabalhado (porque se conhece e conhece seus desejos), ele se coloca a serviço, flui, circula, facilita, sem as perversidades que vemos ainda a toda hora nos serviços públicos, na política, nas empresas, onde líderes destrambelhados pelo orgulho e ambição causam o caos e a confusão…

Por isso é importante meditar. Sem posições, sem religiões. Meditar é olhar pra dentro, estando alerta e pleno no exterior. Ter visão estratégica e sistêmica ao mesmo tempo. Meditar é estar presente, na sua respiração, no seu corpo, nos seus pensamentos, nas suas sensações. Meditar é se saber parte do todo, dessa interdependência que perpassa tudo; meditar é viver como se fosse seu último dia, e trabalhar como se fosse eterno. É saber inovar, saber que a grama cresce quando chega a primavera, mas que neste momento do mundo devemos fazer muito mais, pois nossa loucura nos  colocou perigosamente em risco de extinção…

Paulo S. C. Ávila, Esp. Em Marketing e Comunicação
CEO - Mais Comunicação