sexta-feira, 3 de junho de 2011

JORNAIS DE EMPRESA ?


Hoje finalizaremos a série de informações postadas nesta semana sobre o tema "Jornais de Empresa". 












Como fazer um Jornal de Empresa?
1- Fazer um estudo prévio – quem quer informar? O que é que quer informar? Quem se quer informar?

2- Escolher a equipa responsável pelo jornal:
Internamente, com um director, um coordenador de redacção, um ou mais redactores, um responsável gráfico, um fotógrafo, uma secretária de redacção e um revisor externamente, recorrendo a uma agência de comunicação, solução mais simples e mais económica

3- Preparar um orçamento – concepção e criação de um número zero, definição do preço da edição, paginação e impressão de cada número.

4.- Arrancar com o jornal
Conselho redactorial: reuniões periódicas; reunião de arranque e reunião de controlo com ordem de trabalhos definida; elaborar actas das reuniões.

Um bom Jornal de Empresa
• Uma linha orientadora clara: Deve prosseguir os objectivos da empresa Deve ser da empresa e não da Administração Deve ter o seu estatuto editorial definido;

• Ajustado á cultura da empresa: Deve promover, reforçar e consolidar uma cultura própria – uma cultura única onde se interpenetram as diversas culturas que existem dentro da empresa;

• Apresentação agradável: Deve ser graficamente atractivo, com boas fotografias, boas ilustrações e textos acessíveis e inteligíveis;

• Periodicidade;

• Profissionalismo jornalístico Deve adoptar técnicas do jornalismo (lead, pirâmide invertida, etc.);

• Abertura e sentido de humor;

• Pluralismo interno;

• Formar e informar.

Esperamos ter esclarecido e ajudado aos nossos leitores sobre o tema abordado esta semana, grande abraço e até a próxima.  

Paulo S. C. Ávila, Esp. Em Marketing e Comunicação
CEO - Mais Comunicação