quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FELICIDADES UBAJARA

A MAIS COMUNICAÇÃO PARABENIZA A CIDADE DE UBAJARA PELOS SEUS BELÍSSIMOS 96 ANOS DE HISTÓRIA NO CEARÁ !


O atual Município de Ubajara era habitado primitivamente pelos índios tabajaras. A primeira penetração foi feita por volta de 1604, por Pero Coelho de Souza, que tentou conquistar as terras férteis da serra de Ibiapaba. Auxiliado pelos jesuítas Francisco Pinto e Luís Figueira, promoveu ele a pacificação dos índios e o desenvolvimento das aldeias que começavam a proliferar às margens do arroio Árabe.



A obra dos jesuítas foi interrompida, no entanto, com o trucidamento do padre Francisco Pinto, pelos índios tocarijus, durante uma cerimônia religiosa, no dia 11 de janeiro de 1608, no local onde hoje se ergue a cidade de Ubajara.



Em 1877, acossadas pela seca e pela falta de viveres, várias famílias emigraram das zonas atingidas, instalando-se nos sítios Buriti, Pitanga e Pavuna as primeiras levas - as famílias de Bartolomeu Fernandes do Rêgo, Manuel Luís Pereira, Manuel Soares e Silva e Francisco Soares e Silva. Quando a grande seca as atingiu, deslocaram-se para o lado sul de uma lagoa, denominada Lagoa de Jacaré, ali organizando um arruado que se chamou Jacaré, primitivo nome do Município. O núcleo foi se desenvolvendo, até que, em 1884, um incêndio o destruiu, obrigando os moradores a passarem para as terras do lado oposto da lagoa. Em poucos meses reconstruíram o povoado.


Em 1886 foi erguida a capela em honra de São José, sagrada no ano seguinte pelo primeiro vigário da freguesia de São Pedro de Ibiapina, a cuja jurisdição pertenceu durante muitos anos. Nos anos de 1896 a 1906 a antiga capela foi demolida e outra mais ampla e aprazível foi erguida no local. No dia 22 de novembro de 1934, Dom José Tupinamba da Frota decretava, oficialmente, a criação da paróquia. Uma grande remodelação da matriz começou em 10 de maio de 1941. Nesta reforma foi construída a torre e parte da igreja que faltava. A obra foi inaugurada em 10 de dezembro de 1950.


O distrito de paz foi criado em 1890. Em 1915 conseguiu o Município autonomia administrativa, passando a denominar-se Ubajara.