terça-feira, 17 de maio de 2011

COMO ESCOLHER AS CORES DO SEU NEGÓCIO ?

As cores, por exemplo, tem significados em estudo de comunicação nos trazendo associações para com cada uma delas. Mas importante lembrar que isso varia de cultura para cultura e também com a relação de experiência que cada pessoa tem com cada cor.


Branco, por exemplo: Desejo de perfeição, de conhecimento, moral, pureza, integridade, castidade. Em decoração produz contraste, dá maior luminosidade aos ambiente.

Preto: Mistério, desejos secretos, protesto, sombra, obscuridade, conflito, mudanças de estado. Em decoração ambiental ocasiona contraste e realça cores quentes. Propicia elegância em quantidade equilibrada.

Cinza: Estado de alma duvidoso e neutro, medo, desânimo, negação da realidade, repressão das necessidade afetivoa, convenções, formalidades, boa organização, persistência, precaução, compromisso, busca de equilibrio,dedicação ao trabalho. Em decoração deve ser usado como detalhe para realçar outras cores. Em roupas demonstra a necessidade de formalidade, impessoalidade e formalismo.

Marrom: Necessidade de conforto, de segurança, de concentração e aquisição de conhecimento, trabalho cotidiano monótono, realismo, materialismo e desejo de dominar.

Vermelho: Extrversão, impulsividade, vigorosidade, vitalidade, natureza ativa, paixão, excitação, vontade, coragem, heroísmo, agressividade, gosto pelo perigo e pelo poder, ambiçaõ e materialismo. Em cromoterapia é indicado contra depressão, estimula os nervos e a circulação sanguínea.

Laranja: Excitação, alegria, divertimento, gosto pela vida social intensa, saúde, materialismo, vida mudana, egoismo, obstinação, vitalidade física, atividade intelectual, ambição, pensamento, ação, entusiasmo, juventude. Em cromoterapia é indicado para fornecer o sistema respiratório, o aparelho digestivo e o tônus sexual. Em roupas, melhora o astral.

Amarelo: Intelectualidade, criatividade, uso da mente, sabedoria, expansividade, alegria, felicidade e auto-satisfação. Em decoração possui ótima influência psicológica, propiciando luminosidade, relaxamento e alegria nos ambientes. Em cromoterapia é indicado para o sistema nervoso. Em roupas é indicado para estimular o cérebro e ativar a memória.

Azul: Sociabilidade, confiabilidade, integridade, bondade, constância, calma, compaixão, serenidade, sobriedade, idealismo, dignidade, honestidade, afetividade, sentimentalismo, cautela. Em decoração propicia paz, relaxamento, descanço, repouso e harmonia. Em cromoterapia é indicado para acalmar o sistema nervoso. Favorece a meditação.

Verde: Espírito comunitário, franqueza, discrição, modéstia, paciência, adaptabilidade, versatilidade, equilíbrio, diplomacia, simpatia, frieza, desinteresse. Em decoração propicia relaxamento e reduz a tensão. Em cromoterapia contribui contra perturbações emocionais.

Rosa: Timidez, doçura, romance, gentileza, bondade. Representa a necessidade de afeto e de segurança. Indica período de regeneração.

Violeta: Busca de valores espirituais, mente livre de preconceitos, espiritualidade, saudade, dignidade, suntuosidade. Em cromoterapia acalma o coração e fortalece defesas. Diminui angústia e medo.

Verde azulado: Cor de ego. Reflete sofisticação, narcisismo, meticulosidade, necessidade de auto-afirmação, de equilíbrio e de afeição materialismo.

Não existe uma norma para determinar a utilização da cor, porém os conceitos sensitivos transmitidos em relaçção a alegria, tristeza, serenidade, agitação, movimento, etc. Produzem uma relação que deve ser perseguida quando elaboramos um projeto qualquer.

Cores quentes: Vermelho, amarelo e laranja. Estimulam, agitam, aumentam a circulação saguínea.

Cores frias: Verde, azul, e violeta. acalmam, esfriam, tranquilizam.


Paulo S. C. Ávila, Esp. Em Marketing e Comunicação
CEO - Mais Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário