terça-feira, 17 de maio de 2011

A MODA AGORA É “COMUNICAÇÃO”

Todos agora querem ter, pois foi descoberto que cliente também se conquista com funcionário satisfeito, bem informado, ingajado e, sobre tudo orgulhoso de pertencer à empresa. Isto significa fortalecer positivamente a imagem da empresa para este público. Ser percebida pela opinião pública como uma empresa ética, responsável socialmente, que valoriza a diversidade e também reconhece os seus funcionários, considerado o seu maior patrimônio.

A empresa precisa construir uma identidade corporativa sólida, real. O que ela diz por meio de comunicação, o que realmente faz e finalmente como é percebida pelos seus públicos. Fazer comunicação exige conhecimento, planejamento, execução e finalmente, mensuração dos resultados, caso contrario não se alcança o objetivo proposto. É muito mais complexa do que se apresenta, pois é necessário conhecer profundamente o elemento humano, e consequentemente qual a melhor forma de atingi-lo. Reflexão, estudo de caso, velocidade, trabalho em grupo, assertividade, crítica, entre outros são fundamentais, pois em comunicação o tiro tem que ser certeiro: dificilmente haverá uma segunda chance.

Não há lugar para amadores, curiosos ou interessados. Trata-se de uma função estratégica, com um valor no contexto econômico, social e político das empresas. E o prfissional de comunicação tem este papel: o de estratégista, alguém com uma visão ampla do negócio, do ambiente e dos cenários. Mas este conceito deve primeiramente ser assimilado pelo corpo diretivo e os profissionais envolvidos na sua implementação e execução. Cabe a eles a percepção deste conceito de comunicação estratégica de praticar o empowerment. O risco caso não seja internalizado e praticado este modelo é o de ruir por terra os programas, campanhas e ações desenvolvidos, numa atuação parcial e paliativa. Isto resulta em perda de credibilidade, elemento de sustentação da imagem empresarial, abalando a geração de vantagem competitiva.

A saída é investir numa comunicação integrada, na qual atuem conjuntamente a comunicação institucional, mercadológica e interna, de forma sinérgica global. Dessa forma é possivel obter maior coerência entre os programas, ações e linguagem utilizada, os objetivos esecíficos, com tudo sem deixar de estar alinhada ao foco central,ao objetivo comum. A "aldeia global" preconizada por Mcluhan é uma realidade, pois a comunicação é uma nova forma de riqueza, por tanto é necessário saber como fazer bom uso dela, no lugar certo, na hora certa, pela pessoa certa.

Paulo S. C. Ávila, Esp. Em Marketing e Comunicação
CEO - Mais Comunicação

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