quarta-feira, 20 de abril de 2016

A escada de lealdade de clientes:


Prefiro dizer que o cliente pode ser leal a empresa, e não fiel. O cliente pode comprar de mais de uma empresa, deve experimentar vários produtos e dependendo de como é tratado, define suas escolhas. Provavelmente até você leitor tem vários cartões de fidelidade de empresas diferentes.

Em algumas pesquisas recentes os clientes relacionam o termo fidelidade a algo como uma prisão onde podem ser punidos, como acontecia anteriormente aos contratos de telefonia quando acontecia uma quebra de contrato.

A escada de lealdade surge para acompanharmos a evolução do cliente com a empresa, permitindo uma comparação inclusive na estratégia de conquista de clientes, bem como a manutenção dos mesmos.

Na escada de lealdade podemos considerar o primeiro degrau como a satisfação do cliente, onde ele realiza uma compra ou mais de uma e fica satisfeito.

Após a satisfação, o cliente realiza mais e mais compras, nesse ponto já podemos considerar que ele é leal a empresa pela repetição dos eventos.

O próximo degrau da escala representa que a lealdade do cliente trouxe benefícios para a empresa com a indicação de novos clientes, pois o "Word of Mouth" o famoso boca-a-boca surtiu efeito.

Esse cliente que indica aos amigos a empresa, vendo que os amigos também tem a satisfação, se considera um Evangelista da marca, podemos ver isso facilmente nos produtos da Apple.

No último degrau da escala de lealdade, encontramos o Defensor da marca, aquele que ajuda a construir a empresa, compra tudo, indica para seus amigos e defende acima de tudo a empresa.
Paulo Sérgio Capibaribe Ávila
Especialista em Gestão de Negócios
CEO - Mais Comunicação


PALESTRA "SUPERANDO A CRISE COM O SEU TALENTO".



Consultor: Paulo Ávila
Projeto DET (Desenvolvimento Econômico Territorial)
Na ocasião, foram entregues os certificados do curso: ATENDIMENTO AO CLIENTE
Realização: SEBRAE e Prefeitura Municipal de Pacujá
Pacujá, rumo ao Desenvolvimento Econômico!


"Saber como se preparar para a crise de 2016 é o primeiro passo não só para garantir a sobrevivência do seu negócio, como também largar com toda força depois da crise.
Não adianta de nada entrar em desespero em razão dos sinais de desaquecimento da economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver o problema.
A única saída para o empreendedor é buscar proteção para os tempos conturbados que iremos enfrentar no ano que vem e buscar opções de como se preparar para a crise de 2016.  Uma dessas opções e a capacitação". Afirma o Especialista em Gestão de Negócios Paulo Ávila
SUCESSO DE PÚBLICO - A PALESTRA "SUPERANDO A CRISE COM O SEU TALENTO" - CONTINUA ENCANTANDO OS EMPRESÁRIOS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ - DESTA VEZ FOI NO MUNICÍPIO DE CARIRÉ/CE.






UMA PARCERIA - SEBRAE E PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIRÉ/CE.