terça-feira, 2 de julho de 2019

Como cuidar bem da minha marca?

Seu sonho, suas aspirações, tudo o que representamos (inclusive os nossos valores) estão presentes em nossa marca.

A definição de marca de acordo com Kotler é:

"Marca é a soma intangível dos atributos de um produto (ou serviço): seu nome, embalagem, preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A maca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam; assim como pela sua própria experiência pessoal".

Engana-se quem pensa que a marca é o LOGOTIPO (ou logomarca) da empresa. A marca como perceberam é algo bem mais complexo que abrange os valores da empresa, os produtos e serviços, os clientes, funcionários, fornecedores e até a percepção que o cliente tem dela.
Vamos simplificar as coisas. A sua marca pode ser representada por uma palavra O NOME porém esse nome trás lembranças positivas ou negativas no seu cliente e é ai que entra a sua preocupação. Por exemplo, quando eu falo a palavra carro (qual marca vem a sua mente) vamos ser mais específicos agora. Se eu falar “lava mais branco” (qual marca você lembra?)

Essa reputação não vem apenas através de um slogan e da propaganda (na tv, rádio, etc.)mas também da experiência que o consumidor tem com o seu produto. Imagine se o produto não cumprisse o prometido, iria adiantar esse slogan?

COMO EU POSSO CUIDAR DA MINHA MARCA?

1- CUIDE DOS VALORES DA MARCA

Os valores da sua marca são o seu ativo mais valioso.
Algumas marcas são lembradas pela agilidade na entrega, outras pela qualidade, outras pela limpeza impecável, e outras pelo conforto. Você precisa descobrir o maior valor da sua marca e monitora-lo para que tudo reflita o que o consumidor espera receber. Se você não cuidar disso, sua marca ficará confusa e estranha para os consumidores. CUIDE DOS VALORES ATRIBUÍDOS A ELA.

2 – CUIDE DA RELAÇÃO COM OS FUNCIONÁRIOS

Muitas empresas, mas muitas mesmo, estão pouco se lixando para os funcionários e se preocupam ativamente com o cliente externo. Você entendeu bem isso de cliente externo? Se preocupe também com o seu cliente interno, o seu funcionário. Se você não cuidar bem dele por ouvi-lo, elogiá-lo, deixar ele participar de assuntos importantes para empresa, dar prêmios e bonificações, ele poderá se magoar com a sua marca e sair falando mal dela portas afora, ou até nos corredores da empresa. CUIDE BEM DO SEU COLABORADOR.

3 – CUIDE E RESPEITE OS FORNECEDORES

Os fornecedores são com uma extensão da nossa empresa. Sem eles não existiríamos, por isso devemos cuidar bem deles por convida-los para uma confraternização da empresa, dar presentes a eles, e demonstrar nossos sentimentos por eles com agradecimentos e elogios. CUIDE BEM DOS SEUS FORNECEDORES E SUA MARCA SERÁ BEM FALADA.

4 – CUIDE BEM DA COMUNIDADE

Você faz algo pelo bem da comunidade? Apenas no natal? Então faça algo sempre! Crie campanhas de arrecadamento de alimentos, agasalhos ou faça uma visita a um asilo. Tudo feito pelos mais necessitados é muito prazeroso e traz recordações profundas da sua marca. Faça o bem a todos e granjeie o respeito da comunidade. UMA MARCA RESPEITADA É SEMPRE LEMBRADA E VALORIZADA TAMBÉM.

5 – CUIDE DOS SEUS CLIENTES

Não pense no cliente apenas no momento da venda, mas lembre-se dele em todas as ocasiões. Para isso, mantenha consigo um banco de dados dos clientes e lembre-se deles na data do aniversário, em ocasiões especiais da empresa e promova até uma festa convidando-os. O importante é eles sentirem que são valorizados pela sua marca. Você vai conquistar fãs para a vida toda. AGRADE OS CLIENTES E TENHA SUA MARCA ATIVA NA MENTE DELES.
Uma marca forte possui:
  • Respeito dos clientes e não é trocada facilmente pela concorrente;
  • Pode vender por um preço um pouco maior que a concorrência (por ter demonstrado valor ao mercado);
  • Muitas vendas, porque se demonstrou importante pra a sociedade em geral.

PAULO S. C. ÁVILA
CEO - MAIS COMUNICAÇÃO
ESP. EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
"Em um mundo cada vez mais competitivo, a tecnologia não é mais um diferencial, o preço também não, o produto é praticamente igual ao concorrente, mas o grande diferencial são os valores atribuídos a cada marca, por isso se pergunte: QUAIS SÃO OS VALORES ATRELADOS A MINHA MARCA?".