Continuamos com à série de informações sobre o tema central "Jornais de Empresa", postada nesta semana:
Situação do Jornalismo de Empresa no Brasil:
• Num inquérito da APCE a trinta empresas de grandes dimensões, 1/3 editava um boletim, 1/3 editava uma revista, e 30% editava um jornal. O diretor é geralmente um licenciado da área de comunicação que ocupa também cargos na áera do marketing, publicidade, relações públicas ou comunicação (Newsletter da APCE, n.º 23, Jan/Fev 2011)
Funções do Jornal de empresa
• Informar
• Motivar
• Desenvolver o sentimento de pertença
• Valorizar as experiências
• Destruir barreiras
• Explicar a estratégia da empresa
• Formar
Tipos de Jornal de Empresa?
Imprensa de empresa:
Jornal externo – meio de comunicação entre a empresa e os seus públicos externos, que projecta os valores e os objectivos da empresa. Só divulga as informações que consolidam uma boa imagem
Jornal interno – meio de comunicação interna, pode ser um órgão de informação, de formação ou de expressão. Não é nem um meio de autopromoção dos dirigentes nem uma tribuna dos empregados.
Jornal misto – a maioria dos jornais de empresa são mistos,.
Vantagens do Jornal de Empresa?
• Credibilidade
• Leitura fácil
• Oportuno
• Suporte não rígido
• Características persuasivas
• Relação custo/eficácia competitiva
• Feedback do seu público
• Flexível
• Acessível
OBS: Na próxima postagem continuaremos com as informações pertinentes ao tema “Jornais de Empresa”.
CEO - Mais Comunicação