quarta-feira, 15 de junho de 2011

PROBLEMAS MAIS COMUNS DE COMUNICAÇÃO.

Como combinado iniciaremos esta postagem dando continuidade a auto-análise dos problemas mais frequentes da comunicação. Para tanto falaremos sobre o bloco, que se refere aos problemas físicos.







Físicos:



Voz fraca – volume baixo, onde a voz é quase inaudível



Linearidade – a fala mantém um tom monocórdio, gerando sonolência e desatenção das pessoas.



Dicção ruim – dificuldade de pronúncia, onde os sons não são claros e a compreensão fica prejudicada



Velocidade excessiva – onde a pessoa atropela as palavras, além de dificultar o entendimento das idéias



Velocidade lenta – talvez pior ainda do que a velocidade acelerada. Ficamos impacientes, querendo ajudar a pessoa que está falando, também gerando desinteresse.



Ausência de teatralização – ou seja, a pessoa que fala nada expressa além do conteúdo e sabemos que tão ou mais importante do que o conteúdo é a forma de falar. Um bom exemplo disso é a pessoa falando algo alegre com uma voz triste ou melancólica.



Nasalação – onde os sons são excessivamente anasalados, tornando feia a fala.

Ausência de pausas – As pausas servem para facilitar a compreensão do ouvinte, dar beleza estética e também para que o apresentador possa melhor concatenar as suas idéias.

A ausência de pausas torna a fala inadequada e distrai a atenção dos ouvintes.



Ausência de gestos – Algumas pessoas colocam as mãos atrás ou na frente do corpo ou ainda na cintura (tipo açucareiro), cruzam os braços ou enfiam as mãos nos bolsos e não fazem gestos. Uma gesticulação adequada reforça o conteúdo da fala.



Postura inadequada – Pensando na posição dos pés, podemos fazer uma analogia com o relógio. Existe a posição “quinze para o meio dia”, “Meio dia e quinze” e “dez para as duas”. São inadequadas, desviam a atenção dos ouvintes e geram certa deselegância.



Olhar perdido – Há aqueles que olham para cima ou para baixo ou apenas para algumas pessoas. O ideal é que se olhe nos olhos das pessoas, envolvendo-as plenamente.



Aparência deselegante – Um toque de classe, de sensibilidade, de bom senso e de bom gosto nunca é demais. Só que algumas pessoas exageram no contrário, ou seja, são relaxadas mesmo, desde uma roupa suja ou um sapato sem graxa e mal cuidado até desleixo em detalhes de asseio e aparência corporal.

Na próxima postágem iniciaremos com o bloco dos problemas técnicos.

Paulo S. C. Ávila, Esp. Em Marketing e Comunicação
CEO - Mais Comunicação