quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A importância da identidade visual no seu negócio

Com tanta informação circulando nos meios de comunicação, a identidade visual ecorporativa faz toda a diferença para a empresa, ela faz com que você se destaque em meio a tanta concorrência e agregue profissionalismo ao seu negócio. A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglês, Corporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial, única. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência.


Identidade visual é marca, é valor, personalidade, gera novos negócios para empresa.

Identidade visual corporativa
Toda empresa séria e que se preocupa com sua imagem deve ter uma identidade, que vai muito além do logotipo. A identidade visual engloba todo o visual e os conceitos por trás da metodologia de seu trabalho e é seu bem de maior importância pois, a marca, é o que a representa perante o mundo e seus clientes.
Devido à sua importância, a identidade visual deve ser bem estudada e trabalhada. Seu desenvolvimento requer um estudo completo de aplicações e formatos ideais para sua apresentação. Inclui, além do logotipo, materiais básicos de papelaria como cartão de visita, envelope, papel timbrado, website etc. Segundo o empresário e executivo de marketing/design, Paulo Ávila:

Você já imaginou o que seria de alguém que não tivesse nome, um rosto, ou até uma assinatura? Esta é uma forma simples de compreender a importância da identidade visual no seu negócio. As marcas são lembradas pelos produtos, serviços e experiências que proporcionam aos seus consumidores e clientes,contudo, de nada vale esforços e investimentos se estas não forem lembradas e identificadas. Mas será que basta ser lembrada? Naturalmente, sabemos que também não basta ser lembrada, precisa ser lembrada e identificada como um conjunto de valores que traz algum benefício para a vida das pessoas. Possuir uma boa Identidade Visual é fundamental para uma marca que procura se apresentar ao mercado de forma sólida e profissional. Um bom projeto de identidade visual visa estabelecer personalidade para uma marca além das suas mais variadas formas de aplicações como sites, documentos, materiais impressos e digitais de comunicação além de outras possibilidades, a partir das necessidades que são variáveis e particulares de cada negócio.
Por mais que não percebamos, nosso cérebro armazena muita coisa que não temos ideia, por isso a importância de ter uma identidade visual e corporativa marcante, ela faz com que o cliente lembre da sua marca por um símbolo, elemento ou até mesmo conjunto de cores. A identidade visual é toda linguagem comportamental que a empresa adota como padrão para o seu relacionamento. É na leitura visual que os consumidores reconhecem qual o universo, o ambiente, a forma, o jeito de ser daquela marca, nos permite conceituar a empresa em seu caráter seja ela uma empresa de vanguarda seja uma empresa tradicional. Permite-nos distinguir se é uma empresa moderna ou se tem elementos saudosistas; se é de tendência ou se é apenas uma revendedora de estilos.

Posicionamento de marca

A identidade visual declara diretamente com quem a empresa quer conversar. Se for uma empresa que busca trabalhar com produtos para uma classe mais elitizada, cores pasteis, fontes simples com toque de sofisticação, elementos neutros e precisos darão à comunicação empresa-cliente o toque que enche os olhos desse público. Para cada universo ou produto/serviço, uma linguagem. Para cada público, um comportamento.O importante é conhecer bem o público com quem você quer se comunicar. Observar os elementos básicos desse universo de pessoas é o segredo do reconhecimento direto público – empresa.
Uma boa comunicação visual é avaliada no primeiro olhar. O futuro cliente bateu o olho e já entendeu o comportamento da empresa. Podemos dizer que essa comunicação é excelente. É papel da comunicação visual trazer o esclarecimento do status e o valor agregado. Elementos difusos tem um valor; elementos sofisticados tem outro. Contudo, a escolha desses elementos está no direcionamento do público.



Paulo S. C. Ávila, Esp. Em Marketing, Comunicação  e Vendas
CEO - Mais Comunicação 

A IMPORTÂNCIA DOS LOGOS EM BRANDING

Uma logo simboliza o seu negócio e cria uma imagem de sua empresa aos olhos de seus clientes. Um logotipo é um dos vários elementos importantes da imagem corporativa. Infelismente sua importancia é muitas vezes transparente para muitos. Ou a empresa nem se quer tem um ou não é bom suficiente.

O design do logotipo é do processo de criação. Seu logo tem que ir junto com a marca, com a capacidade de oferecer valores positivos para seus clientes. Seu logotipo também deve ser única e significativa para que você vai brilhar o seu mercado. O projeto adequado logo cria efeito semelhante ao branding adequada, é essencial ter uma marca para fins e dar ao seu negócio uma identidade.

Você já pensou em pegar um dos "gratuitos" logos que você pode encontrar na internet? Não vá por esse caminho! Você precisa ser sério com o seu logotipo. Por ter um design profissional para você em primeiro lugar vai economizar um monte problemas a longo prazo.

Algumas pessoas pode opor-se à importanciado logotipo de marca. Isso é porque você não  tem que necessariamente ter um logotipo para estabelecer sua marca. No entanto, você ficara muito profissional e original. Um logotipo irá ajuda-lo significadamente na construção sua imagem e identificar, juntamente com a sua marca. Isso é que é importante sobre ter um logo tipo. Afinal os seres humanos são espécies visual!

Um logotipo é bem sucedido quando permite o reconhecimento imediato da empresa e representa a empresa "carater ou a atitude. Um logotipo bem sucedido é um marcador garantido.

Paulo S. C. Ávila, Esp. Em Marketing, Comunicação  e Vendas
CEO - Mais Comunicação 

PAULO ÁVILA - CEO - MAIS COMUNICAÇÃO

VENDER É GENIAL !!!!

AS PRINCIPAIS TÉCNICAS PARA FECHAR NEGÓCIOS:

As técnicas de fechamento são utilizadas conforme cada situação e dependerão do desenrolar da negociação entre você e o cliente. Portanto, amigo leitor, não fique atrelado apenas a uma ou duas delas, mas sim seja flexível para se adequar ao perfil de cada cliente.

1 – AUTOCONFIANÇA:

Tenha confiança em seu produto, em sua empresa e, principalmente, em você! Entenda sobre seus produtos, sobre o ser mercado e torne-se um verdadeiro especialista para transbordar autoconfiança ao cliente.
Se autoconfiança é uma característica, porque podemos considerar uma técnica de fechamento? Simples: vendedores confiantes solicitam (ou “conquistam”) os dados necessários para a conclusão do negócio durante a conversa com o cliente.
Portanto, tenha CUIDADO! Esta é uma técnica arriscada, que consiste em solicitar os dados do cliente durante a conversa para fechar a venda sem ele perceber que usará a seu favor. Portanto, tenha muita cautela e paciência!

2 – CONDUZA A VENDA AO FECHAMENTO:

Seu cliente não precisa dizer “sim” para você fechar o negócio com ele. Conduzir o cliente ao fechamento nada mais é do que a explicação completa sobre o processo de compra logo após a apresentação do produto ao cliente.
Você fecha a venda apenas mostrando como ele deve comprar! É justamente a técnica que eu mais gosto de usar, pois conforme você mostra autoconfiança (técnica anterior), o cliente confia mais em você e a negociação torna-se mais fácil!

3 – AUTORIZAÇÃO:

Essa técnica é bastante utilizada em negociações de maior valor agregado! Você, amigo leitor, deve usar pequenos jargões como “vamos fechar” ou “o que precisamos para fechar” para que o cliente seja induzido ao fechamento (autorizando).
Profissional de Vendas transmitindo por meio de sua linguagem corporal Auto Conficança
Imagine que você conduziu o cliente ao fechamento (técnica anterior) e, por algum motivo, ele apresentou uma objeção. Retorne a etapa da apresentação do produto, esclarecendo os pontos da objeção e, então, use esses jargões!
Entenda quem durante a etapa de esclarecimento da objeção, é muito importante você reforçar os pontos positivos do seu produto e da sua empresa, garantindo que essa mesma objeção não vá acontecer novamente.

4 – PERGUNTAS E RESPOSTAS SIMPLES:

Perguntas e Respostas Simples: Facilite as suas dúvidas perguntando ao cliente utilizando técnicas como "Perguntas Abertas" e "Perguntas Fechadas"Durante a etapa da negociação, faça pequenas perguntas para que o cliente responda confirmando os benefícios do seu produto e da sua empresa. Você pode usar perguntas abertas ou perguntas fechadas:
Perguntas Abertas: são perguntas que o cliente pode responder com mais liberdade, dando novos indícios do que ele pode estar pensando a respeito da negociação. Vamos exemplificar:
Como você acredita que seus funcionários usaram esse plano de saúde que estamos oferecendo a sua empresa?”. Note que a resposta vai ser aberta e você poderá utilizá-la a seu favor!
Perguntas Fechadas: são pequenas perguntas em que o cliente vai responder com o “sim” ou “não”. É MUITO IMPORTANTE que você faça as perguntas corretas para que ele responda “SIM” pois, dessa forma, você vai partir para o fechamento com mais facilidade. No mesmo exemplo:
você acredita que a saúde dos seus funcionários é importante para sua empresa?” (SIM), “Você entende que sua empresa, oferecendo o plano de saúde para seus colaboradores como benefícios, eles ficaram mais motivados?” (SIM) “ além disso, esse benefício é uma forma de mantê-los na empresa, pois seu concorrente não oferece esses benefícios?” (SIM)…

5 – REFORCE A OPORTUNIDADE DE “COMPRAR”:

Indiferente o seu produto ou serviço amigo leitor, uma coisa é fato: VALORIZE-SE! Transforme o seu produto em algo de VALOR ao cliente e faça com que ele entenda que é uma OPORTUNIDADE fechar negócio com você!
Para exemplificar, imagine uma loja de roupas no shopping, que tem como público alvo mulheres. A cliente apresenta uma objeção na hora de fechar. A vendedora, utilizando essa técnica de fechamento pode falar:
“nós não temos muitas peças desse modelo no estoque, sendo apenas uma unidade por tamanho (P, M  ou G) e isso quer dizer que ninguém do seu circulo de amigos e familiares vai ter essa roupa, apenas você!” 
Torne você, seu produto e sua empresa especial! Valorize-se!

AS TÉCNICAS DE FECHAMENTO BASEADO EM VALOR:

As técnicas de fechamento baseada em VALOR são as melhores de serem utilizadas, ainda mais se você trabalha no varejo e atende seu cliente pessoalmente:
Profissional de Vendas - a direita - Reforçando a Oportunidade de Comprar

6 – COMBINAÇÕES DE VALORES:

Essa técnica é muito simples e é muito bom para atrair a atenção do cliente para você, sua empresa e seu produto. Utilize preços com final “99”, como R$ 4,99 em vez de R$ 5,00 para deixar a impressão de menor PREÇO.
Se, por exemplo, você trabalha com contrato mensal, uma forma de utilizar essa técnica é passar o valor por dia. Ao invés de falar R$300,00 por mês, diga R$10,00 por dia e parta para a conclusão da negociação.

7 – UTILIZE PRODUTOS DE MAIOR VALOR:

Essa técnica combina-se perfeitamente com a anterior. Quando você for apresentar um produto (ou uma solução), inicie a negociação com um produto de valor maior comparado ao que você deseja vender para o cliente.
Quando você mostra o produto de preço menor, no subconsciente do cliente instala-se a sensação de “barato”, pois o PREÇO a ser pago é menor e atende suas necessidades, gerando VALOR.
Utilize Produtos de Maior Valor comparado ao que você deseja vender para o cliente.

8 – VENDA A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DELE:

Vender solução é vender problemas resolvidos, tenha isso em mente! Quando seu cliente apresentar um problema, ofereça a solução completa para ajuda-lo. Ele vai enxergar valor na sua apresentação e você vai ganhar a confiança dele.
Para exemplificar, imagine que seu cliente queira comprar um site! Mas ele teve problema com os outros desenvolvedores e está farto desse assunto. Informe a ele que sua empresa não apenas desenvolve o site, mas também as redes sociais da empresa e o serviço de email-marketing!
Mostrar que seu cliente pode contar com você para ajuda-lo na empresa ou no seu dia a dia é fundamental para gerar credibilidade e confiança. Isso resulta em relacionamento e, consequentemente, indicações para novas vendas!

O QUE NÃO FAZER PARA FECHAR UMA VENDA:

Além das técnicas de fechamento apresentadas acima, vamos citar 2 técnicas que você NÃO deve utilizar, para não correr o risco de perder a venda justamente por estar despreparado!

9 – ESQUECER AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS:

Nada é mais desagradável do que um vendedor que pergunta mais de uma vez a mesma coisa. Sendo assim, anote (ou mentalize) o que o cliente está precisando e busque mostrar a solução o mais breve possível.
Além disso, mesmo que exista a possibilidade de você “perder” a venda, busque anotar os dados cadastrais do cliente para fazer um próximo contato e oferecer novas soluções. Nesse ponto, solicitar o email e telefone de contato são fundamentais!

10 – FALAR SOBRE A CONCORRÊNCIA:

Todo mercado possui concorrência, certo? Assim como você sabe, seu cliente também. Não é necessário difamar seu concorrente ou mesmo o produto dele. Além disso, o seu cliente pode considerar falta de ética da sua parte.
Reforço que, a cada vez que você fala sobre a concorrência (seja bem ou mal), você está tirando o foco do cliente da SUA empresa e do SEU produto! Não cometa esse erro acreditando que é uma técnica vencedora!

COMO AUMENTAR O PODER DAS TÉCNICAS DE FECHAMENTO?

Simples: estudando, praticando (testando as mais variadas formas de fechamento) e se aprimorando cada vez mais! Qualquer vendedor de sucesso tem grande foco em aperfeiçoar as técnicas de fechamento de vendas. Se você quer ser um deles, mãos a obra!