quinta-feira, 2 de junho de 2016

10 vantagens e benefícios de contratar uma consultoria de gestão!


A contratação de consultorias para dar velocidade e agilidade aos negócios é algo já bastante difundido nas grandes organizações. E as pequenas e médias empresas já estão incorporando cada vez esta prática em suas culturas, pois notaram que estes profissionais podem ajudar a criar várias mudanças necessárias dentro da organização.

Os benefícios são os mais variados. Organizar, planejar e executar de forma mais rápida a estrutura da empresa, recebendo por parte do consultor um diagnóstico de onde está se precisando melhorar e assim fazer um trabalho de adaptações.
E isto tudo, claro, resulta em crescimento direto dos resultados financeiros da empresa.
Confira algumas vantagens de se contratar uma consultoria de gestão para sua empresa!
1 – Renovação – uma consultoria de gestão traz conhecimento novo e experiências adquiridas em outros clientes. Isso proporciona uma visão externa, focada em resolver o problema que você está enfrentando com base na experiência de outros projetos;

2 – Disponibilidade – o consultor atua com dedicação exclusiva dentro do prazo estipulado do contrato, enquanto o pessoal interno geralmente está cheio de outras tarefas e assim não consegue ter um foco direto nos problemas específicos;
3 – Neutralidade – os consultores estão preocupados em gerar resultados, sem rixas ou concorrência por cargos na empresa;
4 – Tempo – o consultor precisa trabalhar dentro dos prazos definidos para o projeto acordado entre ele e seu cliente. Isso faz com que tudo fique mais rápido para ser esclarecido e resolvido;
5 – Foco – por ser uma pessoa de fora e que não tem os “vícios” da empresa, torna-se mais fácil e rápido o diagnóstico direto dos problemas por parte do consultor;
6 – Escopo – consultores trabalham com projetos e objetivos, o que torna o entendimento claro do escopo, facilitando o controle e garantindo o sucesso.
7 – Iniciativa sem medo – os colaboradores internos podem levar em consideração algumas emoções pois possuem relacionamentos mais longos com as demais pessoas da empresa, e isso pode atrapalhar a tomada de decisões difíceis. Já a atuação de uma consultoria de gestão é mais racional, o que facilita nessas ocasiões;
8 – Economia – o vínculo temporário com os consultores é muito mais barato do que a contratação de um especialista, o qual pode vir a se tornar desnecessário após certo período.
9 – Motivação extra – a consultoria proporciona um impulso extra, muito mais focado, para que as mudanças realmente aconteçam.
10 – Melhoria nas relações empresa/colaborador – além do gestor de cada setor, o consultor de também se mostra um porta-voz da organização junto aos colaboradores e isso já deixa claro para as pessoas que a empresa está preocupada com a melhoria contínua, que lógico, vai impactar nos resultados financeiros como já vimos anteriormente.

Utilizando o telemarketing na geração de negócios !

Paulo Sérgio Capibaribe Ávila
Espacialista em Negócios
CEO - Mais Comunicação

"Será que essa ferramenta odiada pela grande maioria dos consumidores, pode ajudar na geração de negócios e relacionamentos com os clientes?",  comenta o Especialista em Negócios, o Sr. Paulo Ávila.

O telemarketing não é a ferramenta predileta dos clientes para abordagem. Quem gosta de receber ligações em momentos em que não solicitamos, oferecendo produtos que não temos o mínimo de interesse?

Ninguém, é claro.
É bem capaz que nem os próprios atendentes de telemarketing gostem dessas ligações!
Porém, a grande parte dos problemas é organizacional e sim, é possível organizar o telemarketing para que ele ajude na geração de negócios de sua empresa.
Mesmo com a internet em alta e o marketing digital fervilhando, grande parte das pessoas ainda precisam de um contato pessoal para se sentir seguras o suficiente na decisão de uma compra.
A prova disso é que muitas empresas de e-commerce possuem canal de televendas porque muita gente se sente mais segura comprando, quando está falando diretamente com outra pessoa.
O telemarketing é uma ferramenta de venda e relacionamento.
Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia de como organizar a ferramenta de telemarketing na sua empresa, para que ela ajude no desenvolvimento de negócios e clientes.

1. Use o telemarketing para qualificar leads.

Lead é a pessoa ou organização com potencial para se tornar cliente.
A melhor maneira de fazer uma abordagem por telefone é quando a pessoa já conhece a empresa. Por esse motivo é que eventos, roadshows, e-books, webinar e outras ferramentas, são excelentes captadores de leads.
O telemarketing de hoje é um desperdício de oportunidades.
As pessoas pegam leads totalmente desqualificados para abordar. Assim, a taxa de conversão em compras é minúscula.
Não desperdice seus investimentos em ações de telemarketing que não sejam segmentadas ou qualificadas. Dê preferência aos contatos que a sua empresa captura através dos processos receptivos.
O telemarketing pode ser um grande aliado na geração de leads.
O telemarketing pode ser um grande aliado na geração de leads.

2. O telemarketing como ferramenta de promoção.

Um cliente que compra da sua empresa pode se interessar pelas promoções que você promove em épocas especiais do ano – seja de queima de estoque, seja devido à sazonalidade – e para isso, o telemarketing é uma poderosa ferramenta.
Diferentemente do e-mail ou da mala direta, nesse caso, o telefone cria uma conexão entre a empresa e o cliente.
Isso porque as pessoas se sentem lembradas quando são avisadas pessoalmente que haverá uma promoção da empresa que ela gosta.
Organizar o telemarketing da empresa como uma ferramenta de comunicar novidades, boas novas e lançamentos (além de promoções), é uma excelente maneira de mostrar aos clientes que a sua empresa se importa com ele.

3. Aproveite o telemarketing como um canal de comunicação com o mercado.

As pessoas não gostam de pesquisas.
Uma pesquisa é chata, demora alguns minutos e as pessoas respondem com má vontade.
Como uma alternativa para incentivar a participação, algumas empresas sorteiam produtos ou descontos entre os participantes das pesquisas. Isso funciona bem.
Com base nisso, o telefone pode ter um importante papel na hora de fazer as pesquisas de opinião com os clientes.
Então use o telefone para fazer pesquisas de mercado com seus clientes e aproveite para se relacionar com eles!
Saber como foi a entrega de um produto, se ele chegou intacto, ou como está o retorno do serviço, é uma ótima oportunidade de medir a satisfação do cliente e ao mesmo tempo, mostrar que você se preocupa com a opinião dele.
Por não ser um contato tão frio quanto formulários e e-mails, o telefone é um ótimo termômetro para captar as informações sobre a sua empresa e sobre o mercado.
Telemarketing como ferramenta de pesquisa
O telemarketing pode ser muito útil nas pesquisas de mercado.
O telemarketing como ferramenta de apoio à área de vendas.
E como tal, precisa ser aproveitada para ajudar a melhorar o desempenho de vendas.
Essas dicas são essenciais para tirar melhor proveito dessa ferramenta que pode ter muito mais utilidade do que apenas importunar clientes…
Antes de organizar ações de telemarketing para a sua empresa, pergunte-se se você gostaria de receber uma ligação parecida de outra empresa.