terça-feira, 21 de junho de 2011

AS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO !!!

Turismo ecológico e esportes radicais…
O Brasil é riquíssimo em turismo ecológico. Temos matas, praias, cavernas, ilhas, parques ecológicos, reservas naturais, enfim, uma infinidade de lugares para conhecer e curtir. Seja no interior ou no litoral, o turismo ecológico está muito bem estruturado, podemos encontrar operadoras e agências sempre adequadas as nossas expectativas, levando em conta o custo-benefício do nosso projeto turístico.


Se você quiser incrementar suas férias, procure as viagens ecológicas, pois proporcionam mais adrenalina e aventura, aconselho os esportes radicais, são gostosos, emocionantes e manda longe qualquer stress. O Brasil tem excelentes opções como rapel e montanhismo, rafting, canoagem, bóia-cross, canyoning, caving, mergulho, mountain bike, tirolesa, trekking, entre outros.


Veja agora a descrição de alguns destes esportes radicais,

O Rapel é uma técnica do alpinismo para efetuar a descida de forma controlada por cordas ou cabos, uma cadeirinha especial e acessórios. O objetivo é vencer obstáculos como cachoeiras, abismos, pontes e exploração de cavernas.
A palavra vem do francês e quer dizer chamar, recuperar.
O Rapel pode ser praticado em qualquer lugar, desde que ofereça a segurança necessária e esteja dentro do seu nível de habilidade. No Paraná, ambos os lados da fronteira Brasil / Argentina temos O Parque Nacional do Iguaçu em São Paulo é possível praticar em: Bragança Paulista – Visual das Águas, Guarujá – Morro do Maluf, São Bento do Sapucaí – Via Asterix, Falésias da Pedra da Divisa, Vias da Pedra da Divisa, e Via Lixeiros, Salesópolis – Via Nephila, Vila Irmanos 5 e Falésia, Atibaia – Pedra Grande, Mairiporã – Complexo Mantiqueira – no Ceará temos a Serra da Ibiapaba, local riquíssimo de belas paisagem e propício para o Rapel.
O Rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança.
O Rafting foi descoberto em 1869 nos EUA, John W. Powel organizou uma expedição no Colorado. No Brasil os primeiros botes para corredeiras chegaram em 1982. O Estado de São Paulo é pioneiro na prática deste esporte.




Onde praticar em São Paulo
Juquitiba – Rio Juquiá e Alto Juquiá, São Luis do Paraitinga – Rio Paraibuna, Brotas – Rio Jacaré-Pepira, Caconde – Rio Pardo, São Bento do Sapucaí – Pedra do Baú.
O Canyoning é a escalada e exploração em cachoeiras, canyons e rios. Apareceu com as expedições do francês Edouard Martel no início do século. Ele foi contratado pelo governo do seu país para explorar canyons, gargantas e cavernas entre França e Espanha.
No Brasil as primeiras competições são da década de 90. Atualmente o Brasil está entre os dez maiores praticantes de canyoning do mundo, muito embora seja mais conhecido como atividade recreativa que competitiva, mas o futuro é promissor, segundo especialistas o número de praticantes tem crescido consideravelmente nos últimos 5 anos. 
O Brasil tem excelentes condições para a prática do canyoning. Um grupo conhecido como H2OMem, se tornou a maior referência dessa prática no país. Em dez anos o grupo cadastrou mais de 2 mil cachoeiras em 12 estados brasileiros. Em São Paulo, temos Brotas a cidade dos esportes radicais, conhecida por sua excelente infra-estrutura e natureza relacionada ao esporte com seus rios e cachoeiras.
O Caving consiste na exploração de cavernas, descer abismos, explorar fendas estreitas, rastejar por condutos apertados e nadar em rios subterrâneos.
No Brasil temos Bonito no Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Minas Gerais, em São Paulo temos o PETAR, e no Ceará temos a Gruta de Ubajara, situada na Serra da Ibiapaba.




A Tirolesa é a prática de deslocamento através de cabos e roldanas entre dois pontos, numa cadeirinha de alpinismo, geralmente acima de um lago e no final do percurso o aventureiro se solta do equipamento e cai na água.


A tirolesa recebe este nome por ser originaria da região de Tirol na Áustria.
O Trekking é uma caminhada com vários níveis de dificuldades. É também conhecida como enduro à pé de regularidade, quando existe toda uma preparação que vai da escolha da trilha e monitoramento do percurso, com pontos de controle que verificam a regularidade da equipe até a leitura e interpretação de planilhas. As equipes vão munidas de calculadoras, cronômetro e bússola e muito condicionamento físico.
Ganha a equipe que consegui mais regularidade.
Escolha o esporte que mais se adequa ao seu perfil, um bom instrutor, respeite seus limites e as imposições da natureza e divirta-se.