quinta-feira, 23 de junho de 2011

MARKETING SENSORIAL


Música ambiente, cheirinho agradável, visual com cores quentes, decoração aconchegante...


No marketing sensorial tudo tem um motivo... ou seja, o marketing sensorial é uma estratégia que desperta um dos cinco sentidos, ou mais de um, para vender mais !

As cores amarelo, laranja e vermelho da maioria das redes de fast food estimulam o apetite e também agitam os consumidores, ou seja, incitam a comprar mais e ser mais rápidos no consumo.



Algumas lojas, especialmente de lingeries, apostam nos odorizadores de ambientes para atrair os consumidores, dar a sensação de conforto e fazer com que fiquem mais tempo e tenham vontade de consumir dentro da loja.

Quem nunca, caminhando pelo shopping, ficou tentado a comprar um pacotinho de amendoas ou castanhas glaceadas pelo cheiro? 

Segunto o site da Globo.com ,  " Numa pesquisa realizada pela empresa com pouco mais de 300 frequentadores de shoppings, 66,7% deles afirmaram ter sido motivados a comprar os produtos da Nutty Bavarian quando sentiram o cheiro das nuts glaceadas. O estudo mostrou ainda que a primeira sensação que vem à cabeça das pessoas quando elas pensam na marca é o odor adocicado das nozes, avelãs e amêndoas." 

E a estratégia mais antiga de todas, as vitrines lindas, não ficam de fora... elas são o primeiro contato da loja com o consumidor e são elas que trazem ou não ele para dentro.

Eu que sou, profissional, de marketing gosto desse assunto porque são estratégias que não são escancaradas e funcionam tanto ou mais que um outdoor ou uma propaganda na televisão.

Paulo S. C. Ávila, Esp. Em Marketing e Comunicação
CEO - Mais Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário