quarta-feira, 9 de março de 2016

IDENTIDADE VISUAL :  A PERSONALIDADE REPRESENTATIVA DA EMPRESA .



Na criação de uma identidade visual, a tarefa principal é definir um conceito adequado à representação da marca, caracterizando a personalidade da empresa em um símbolo.



Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente e de forma sistematizada, um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base uma logomarca integrada a um logotipo. Em alguns casos, a base pode ser simplesmente a logomarca ou o logotipo. 
logomarca faz parte da identidade visual. É um símbolo perceptivo, uma "expressão" simbólica associada a um conjunto de cores. Representa a "personalidade" da empresa.



Portanto, a identidade visual trata-se unicamente de uma representação gráfica da identidade corporativa, mesclado aos conceitos e valores da empresa. Por mais que possa parecer simples, o processo de criação de uma identidade visual pode ser bem complicado. Tudo depende do momento e da situação dos profissionais envolvidos, agregado aos fatores do mercado atual, marcado pelas nuances econômicas.
Diversos fatores estão envolvidos na metodologia da criação, merecendo destaque:
  • A cultura da empresa
  • O seu posicionamento no mercado
  • A imagem perante o público
  • Objetivos
  • Foco
  • Missão 

Muitas vezes, definir o conceito adequado torna-se moroso. Existe certa dificuldade na elaboração inicial. A saturação do mercado gera um fator denominado "saturação informativa". Nesse momento, a cautela e o cuidado são primordiais para que a criação possa ter um diferencial frente às existentes no mercado.

Identidade Visual: a personalidade representativa da empresaDepois de criada passa a ser o alicerce, a base de toda identidade do negócio.

Toda credibilidadeconfiança e respeito que uma empresa, produto ou serviço possam recebem inicialmente, estão associados diretamente ao seu visual criativo.
O impacto que a logomarca causa frente à concorrência e ao público consumidor se deve a associação da criação com as características intrínsecas do negócio. É um casamento e para que seja duradouro, existem regras a serem seguidas.

Identidade Visual: a personalidade representativa da empresa
O processo de criação é minucioso e rodeado de inúmeros critérios. Para que o conceito não se desvie quando utilizado no meio externo (gráfico e eletrônico), causando "ruídos" e "interferências", é criado um documento técnico que estabelece as normas e os critérios técnicos de reprodução da marca, denominado manual de identidade visual. Esse documento é fundamental e sempre é definido depois da etapa criativa.

Uma questão muito importante é ter ciência de que marca não é sinônimo de logomarca. Logomarca é a representação gráfica de um negócio. A marca, além da identidade visual, envolve uma série de elementos intangíveis como, por exemplo:
  • Posicionamento e reputação do negócio
  • Visão: como o negócio é visto pelos clientes e pela sociedade
  • A percepção de valor do produto e/ou serviço oferecido
  • Relação com o consumidor: atendimento e pós venda 

Identidade Visual: a personalidade representativa da empresaEntretanto, o mais importante é usar a identificação de forma coerente por meio de todas as suas aplicações. Isso significa dizer que identidade visual deve estar presente uniformemente na fachada, em cartões de visita, no web site, em uniformes, material gráfico e onde mais houver representatividade e interação com o público alvo.



Uma empresa em constante evolução, a MAIS COMUNICAÇÃO trabalha com foco em resultados, onde a elaboração do processo da nova identidade visual terá o objetivo de desenvolver uma logomarca forte, com movimento, levando representatividade ao mercado, expressando uma tendência evolutiva para poder destacar-se e identificar o seu negócio frente ao público consumidor, nesse mundo dinâmico que vivemos na atualidade.

Auricélia Sousa
Diretora de Arte - Mais Comunicação
Especialista em Design Institucional
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