Nos últimos meses estive em contato com vários empresários, principalmente de micro e pequenas empresas, e identifiquei uma DOR latente e recorrente em praticamente todas as conversas.
COMO ENCONTRAR O MEU CLIENTE?
É um desafio comum entre os empreendedores de diversos nichos de mercado (produtos ou serviços). E a minha resposta é sempre outra pergunta:
O QUÊ VOCÊ FAZ PARA O SEU CLIENTE TE ENCONTRAR?
Para essa pergunta eu tenho uma lista de respostas. Na minha opinião, e de inúmeros profissionais do Marketing Digital, uma das melhores respostas, sem dúvida, é o uso do Inbound Marketing para ATRAIR, CONVERTER, FECHAR e ENCANTAR novos clientes, todos os dias.
Você ainda não sabe o que é Inbound Marketing e como aplicar no seu negócio para vender mais? Leia esse post que explico cada etapa dessa excelente estratégia de vendas online.
Uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem-sucedida consistente na entrega de conteúdo de qualidade, útil e compartilhável. Sem conteúdo, não há nada para medir/otimizar e nada para compartilhar nas redes sociais.
OU VOCÊ AINDA ACREDITA QUE POSTS DE PRODUTO, PREÇO E PROMOÇÃO É A SOLUÇÃO PARA VENDER MAIS!?
Resultados rápidos, sem dúvida, não é uma das vantagens do Marketing de Conteúdo. Não é algo aplicável se você deseja resultados rápidos, isso nós deixamos para a Publicidade. Um bom planejamento de Marketing Digital é desenvolvido e executado em longo prazo.
É preciso números (dados) para conseguir entender bem o fluxo de consumo dos seus conteúdos pelo público. Saber quais tipos de imagens são mais chamativas, quais títulos despertam mais a atenção do leitor e qual tema é mais relevante.
Paciência, persistência e resiliência são qualidades necessárias para todos que iniciam a sua caminhada no DIGITAL. Devido a nossa cultura nas redes sociais, muitos empresários, se preocupam somente com as “métricas da vaidade” (curtidas e seguidores) porém, acabam se esquecendo das métricas de conversão.
Não importa se você vende para empresas (B2B), diretamente para consumidores (B2C), serviços ou produtos o seu negócio precisa aproveitar as vantagens do Marketing de Conteúdo.
Se você ainda possui alguma dúvida sobre incorporar uma estratégia de Inbound Marketing para atrair mais clientes e começar a vender mais e melhor todos os dias…
VEJA AS 10 VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO PARA A SUA EMPRESA:
1 – AMPLIA A VISIBILIDADE DA MARCA
Aumentar a visibilidade da sua marca é uma das vantagens do Marketing de Conteúdo. Como você irá publicar novos artigos periodicamente (diário, semanal, quinzenal…), esses conteúdos serão disparados nas listas, publicados nas redes sociais e assim o seu negócio passa a ser visto por mais e mais pessoas.
2 – DESENVOLVE RELACIONAMENTOS COM O SEU PÚBLICO
Diferente de postar apenas produtos, serviços e promoções, ao utilizar o Inbound Marketing você cria uma forte ferramenta de relacionamento direto com o público.
3 – MELHORA A CONSCIÊNCIA E O RECONHECIMENTO DA MARCA
Não basta estar presente, tem que ser lembrado! Fazer com que consumidor se lembre da marca é muito importante, e as razões pelas quais a marca deve ser reconhecida devem ser sempre positivas.
4 – FIDELIZA E AUMENTA A CONFIANÇA COM SEUS CLIENTES ATUAIS E FUTUROS
Em qualquer tipo de relacionamento, quanto mais se conhece e entende a outra pessoa, fica mais fácil confiar nela. No Marketing de Relacionamento é a mesma coisa, como você irá publicar conteúdo relacionado com o seu mercado e produto/serviço, o seu novo contato passa a conhecer mais sobre o seu negócio.
5 – CONSTRÓI CREDIBILIDADE E AUTORIDADE
Uma das maiores vantagens do Marketing de Conteúdo é a criação da Autoridade. Com autoridade tudo fica mais fácil, inclusive vender mais. O objetivo final do Marketing Inbound é transformar clientes em divulgadores da marca, e isso acontece muito mais fácil quando você/seu negócio é considerado uma autoridade no assunto.
6 – POSICIONA SEU NEGÓCIO COMO ESPECIALISTA EM SEU MERCADO
No processo de educar e ajudar seus futuros e atuais clientes em resolver seus problemas, dúvidas e objeções, você começará a ser visto como referência no seu nicho.
VOCÊ DEVE ESTABELECER O SEU NEGÓCIO COMO UMA FONTE CONFIÁVEL, ENGENHOSA E LEGÍTIMA DE INFORMAÇÕES SOBRE O SEU MERCADO.
7 – GERA TRÁFEGO PARA SEU SITE/BLOG
Pense em cada conteúdo novo publicado como um ATIVO para o seu negócio. A cada novo post no blog, uma nova palavra-chave é indexada para futuros clientes encontrarem o seu negócio nos mecanismos de buscas (Google, Yahoo, Bing…).
8 – ABRE MAIS UM CANAL DE COMUNICAÇÃO
Além dos comentários nas redes sociais os comentários diretos no blog é mais um excelente canal de contato com o seu público.
FIQUE DE OLHO NOS COMENTÁRIOS, PARA NÃO DEIXAR NENHUMA PERGUNTA SEM RESPOSTA.
9 – AJUDA SEU CLIENTE NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA
Ter um Funil de Vendas bem desenhado e conhecer as etapas que o seu cliente percorre, da descoberta até o momento da compra, é mais uma das vantagens do Marketing de Conteúdo.
10 – ALIMENTA AS LISTAS DE E-MAILS
De acordo com o relatório Hubspot’s 2019 State of Inbound Marketing, mais do que o dobro do número de entrevistados citou as vantagens do Marketing de Conteúdo como principal fonte de novos contatos (Leads). Construir uma lista de e-mails por meio de conteúdo é um ativo fantástico para vender mais e melhor.
Além disso, negócios que investem em blogs são 10 vezes mais favoráveis a desfrutar um Retorno sobre Investimento (ROI) POSITIVO.
Com todos esses benefícios, por que é tão difícil para os proprietários de micro e pequenas empresas se beneficiarem das vantagens o Marketing de Conteúdo?
OS MAIORES DESAFIOS DAS PEQUENAS EMPRESAS SÃO:
- Determinar objetivos claros para o Marketing de Conteúdo;
- Focar em um público-alvo bem definido e entender detalhadamente seus problemas;
- Ter tempo e recursos suficientes para produzir conteúdo;
- Desenvolvendo uma Linha Editorial e um Calendário de Publicação;
- Saber onde publicar seu conteúdo e como alcançar seu cliente ideal;
- Medir a eficácia do conteúdo produzido.
Conheça intimamente a sua Persona! Faça isso primeiro caso contrário, os esforços do Marketing de Conteúdo podem ser uma perda de tempo e dinheiro.
Seja realista em quanto tempo você pode gastar no marketing de conteúdo com base em seus recursos. Se você não tiver o tempo, considere a terceirização para alguém que pode produzir o conteúdo e distribuí-lo para você.
CERTIFIQUE-SE DE SUPERVISIONAR O PROCESSO.
Republique e “impulsione” seus conteúdos em diferentes redes sociais. Com apenas um post por semana é possível preencher todos os dias da semana com reposts de conteúdo com uma boa programação.
Sempre envie os conteúdos para as listas de e-mails. Ainda não constrói lista de e-mails!? Não espere mais para começar esta estratégia e se beneficiar das vantagens do Marketing de Conteúdo.
PAULO SÉRGIO ÁVILA ESP. EM GESTÃO DE NEGÓCIOS CEO - MAIS COMUNICAÇÃO |
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