Utilizando o telemarketing na geração de negócios !
Paulo Sérgio Capibaribe Ávila Espacialista em Negócios CEO - Mais Comunicação |
"Será que essa ferramenta odiada pela grande maioria dos consumidores, pode ajudar na geração de negócios e relacionamentos com os clientes?", comenta o Especialista em Negócios, o Sr. Paulo Ávila.
O telemarketing não é a ferramenta predileta dos clientes para abordagem. Quem gosta de receber ligações em momentos em que não solicitamos, oferecendo produtos que não temos o mínimo de interesse?
Ninguém, é claro.
É bem capaz que nem os próprios atendentes de telemarketing gostem dessas ligações!
Porém, a grande parte dos problemas é organizacional e sim, é possível organizar o telemarketing para que ele ajude na geração de negócios de sua empresa.
Mesmo com a internet em alta e o marketing digital fervilhando, grande parte das pessoas ainda precisam de um contato pessoal para se sentir seguras o suficiente na decisão de uma compra.
A prova disso é que muitas empresas de e-commerce possuem canal de televendas porque muita gente se sente mais segura comprando, quando está falando diretamente com outra pessoa.
O telemarketing é uma ferramenta de venda e relacionamento.
Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia de como organizar a ferramenta de telemarketing na sua empresa, para que ela ajude no desenvolvimento de negócios e clientes.
1. Use o telemarketing para qualificar leads.
Lead é a pessoa ou organização com potencial para se tornar cliente.
A melhor maneira de fazer uma abordagem por telefone é quando a pessoa já conhece a empresa. Por esse motivo é que eventos, roadshows, e-books, webinar e outras ferramentas, são excelentes captadores de leads.
O telemarketing de hoje é um desperdício de oportunidades.
As pessoas pegam leads totalmente desqualificados para abordar. Assim, a taxa de conversão em compras é minúscula.
Não desperdice seus investimentos em ações de telemarketing que não sejam segmentadas ou qualificadas. Dê preferência aos contatos que a sua empresa captura através dos processos receptivos.
2. O telemarketing como ferramenta de promoção.
Um cliente que compra da sua empresa pode se interessar pelas promoções que você promove em épocas especiais do ano – seja de queima de estoque, seja devido à sazonalidade – e para isso, o telemarketing é uma poderosa ferramenta.
Diferentemente do e-mail ou da mala direta, nesse caso, o telefone cria uma conexão entre a empresa e o cliente.
Isso porque as pessoas se sentem lembradas quando são avisadas pessoalmente que haverá uma promoção da empresa que ela gosta.
Organizar o telemarketing da empresa como uma ferramenta de comunicar novidades, boas novas e lançamentos (além de promoções), é uma excelente maneira de mostrar aos clientes que a sua empresa se importa com ele.
3. Aproveite o telemarketing como um canal de comunicação com o mercado.
As pessoas não gostam de pesquisas.
Uma pesquisa é chata, demora alguns minutos e as pessoas respondem com má vontade.
Como uma alternativa para incentivar a participação, algumas empresas sorteiam produtos ou descontos entre os participantes das pesquisas. Isso funciona bem.
Com base nisso, o telefone pode ter um importante papel na hora de fazer as pesquisas de opinião com os clientes.
Então use o telefone para fazer pesquisas de mercado com seus clientes e aproveite para se relacionar com eles!
Saber como foi a entrega de um produto, se ele chegou intacto, ou como está o retorno do serviço, é uma ótima oportunidade de medir a satisfação do cliente e ao mesmo tempo, mostrar que você se preocupa com a opinião dele.
Por não ser um contato tão frio quanto formulários e e-mails, o telefone é um ótimo termômetro para captar as informações sobre a sua empresa e sobre o mercado.
O telemarketing como ferramenta de apoio à área de vendas.
E como tal, precisa ser aproveitada para ajudar a melhorar o desempenho de vendas.
Essas dicas são essenciais para tirar melhor proveito dessa ferramenta que pode ter muito mais utilidade do que apenas importunar clientes…
Antes de organizar ações de telemarketing para a sua empresa, pergunte-se se você gostaria de receber uma ligação parecida de outra empresa.
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