quarta-feira, 23 de outubro de 2019

TRUQUES PARA VENDER MAIS NO NATAL.


Natal é uma data que se bem trabalhada pode até ser a salvação dos rendimentos de final de ano. Muitas empresas apostam de diversas maneiras sem medir muito as consequências ou ainda os resultados. Então separei alguns truques que podem também ser aproveitados no seu negócio online. Espie só:


Desconto só se for a vista

Uma das artimanhas, senão a mais antiga é a venda à vista com desconto. Então porque não apostar nela? Mas faça certo e dê uma margem que realmente seja interessante para você e para seu cliente, não precisa ser uma regra, estude todos os casos e preveja o que é possível em cada um deles.
Além de ser uma alternativa em tempos de vacas magras, pode ser o começo de um relacionamento fidedigno entre sua empresa e seu cliente. Se for fazer, faça bonito e fique bem na foto, ou melhor, no seu comércio.

Parcelinha pequenininha

Outra forma de chamar a atenção é o caso do parcelamento em várias vezes a uma parcelinha que cabe em qualquer bolso. Aqui só uma observação: Se for fazer com um intermediador de pagamento e tiver como, tente uma negociação melhor, lembre-se do percentual dele, além das taxas do cartão por exemplo. Procure a melhor opção para você e seu cliente!
Obs.: Verifique também até quanto é possível esperar, ir além do limite pode ser desastroso. Portanto estude bem o caso.

Quer pagar quando?

Da mesma maneira que as parcelas, o tempo de começar a pagar também deve ser observado e estudado. Divulgue bastante tudo o que tiver que prorrogar, quanto maior o prazo melhor, assim a pessoa tem um respiro e você ainda garante o recebimento em tempos de começo de ano, ou seja, mais difíceis.

Reserve para o final

Sempre que tiver um produto estrela ou que seja muito procurado, é interessante reservar um pouco dele para os últimos momentos do segundo tempo, assim você pode apostar em vendas casadas e guardar para aquele cliente que sempre compra de você.
Um pai desesperado com certeza é cliente fidelizado. Mas vá com parcimônia, uma vez que de nada adianta guardar e depois não conseguir realizar a venda!

Compras casadas, seja abusado

Outra forma de você vender mais é casar produtos, seja com lançamentos, estoques antigos, os mais procurados, os da moda, etc. Pense bem na estratégia que você quer e abuse delas. Você pode se surpreender. Cuide para que todos os kits estejam completos para não dar um fora no cliente. Fique de olho!

Deixar para a próxima? Jamais!

Quando um cliente chega com a paixão da compra de algum produto e não acha, dê sempre várias opções, mesmo que ele tente em outros lugares, deixe claro que você tem uma opção de estepe.
Deixe seus contatos e se puder ofereça uma opção de envio facilitada, assim a pessoa não fica totalmente prejudicada por não ter comprado o presente com antecedência. Deixar para a próxima? Never!

Seja educado, compassivo e prestativo

Em época de final de ano, a correria é geral: pais que não encontram os produtos, não tem os tamanhos, cores ou especificações, correios em atraso, trânsito, estresse, etc. Por isso, seja um vendedor educado, compassivo e prestativo, sempre levando a melhor solução para o cliente.
Não deixe apenas o fluxo do momento enganar a sua empresa, ou seja, não aproveite só a oportunidade de vender naquele momento. Seja especial, seja inteligente, que eles virão sempre!

Gratidão nunca está demais!

Outro item muito importante, principalmente para quem vende online é enviar um e-mail agradecendo a compra com um conteúdo, digamos mais pessoal e de quebra deixar um cupom desconto para a próxima compra ou outro tipo de vantagem para que o seu cliente retorne.
Se a loja for física, tente fazer o mesmo, salve o e-mail e mande um agradecimento e oferta, gratidão nunca está demais.

Anuncie nas redes sociais!

Seja online ou não sempre é impreterível o anúncio, seja nos links patrocinados quanto nas redes sociais. Aqui em especial, nas redes sociais, pois a avaliação sempre será um diferencial do online.
O momento é de família, afeto e relacionamento, por isso, mantenha sua página em dia, com todas as opções de ofertas e lançamentos e se puder faça ações como concursos culturais ou sorteios, que ajudem seus clientes e o seu negócio.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

PREPARE–SE: CAMPANHAS DE VENDAS DE FINAL DE ANO!


Olá! Empresários! Tudo bem? o fim de ano está aí e seu time varejo precisa receber um estímulo a mais para superar as metas estabelecidas. Como as vendas geralmente são melhores e o fluxo de clientes é muito superior do que o último trimestre, cabe ao time de Marketing /Comercial desenvolver uma campanha de incentivos de vendas focada em pilares como:

1. Faturamento de vendas individual – com meta estipulada: cada consultor possui sua meta mensal em reais, que pode ser dividida em semanas e a partir do histórico de vendas do ano anterior ou da média do trimestre passado. Assim fica mais fácil atingi-las!
2. Número de itens vendidos: número de peças vendidas por clientes e total mensal, dando um destaque para a maior venda da semana em número de peças.
3. Número de clientes convertidos em vendas após atendimento: atendo 100 clientes e vendo para 70, então, minha conversão é de 70% de vendas. Pode-se colocar também uma progressão progressiva, estabelecendo um item de venda por cliente. Assim fica mais fácil premiá-los.


4. Vendas especiais, como produtos de maior mark-up: um livro que não está fazendo muito sucesso mas que tenha um bom enredo e lucro líquido de 15% sobre seu preço de venda ou aquela camiseta colorida de edição limitada, onde poucas pessoas poderão comprá-la.
Esses indicadores serão alterados de acordo com o formato do seu estabelecimento de venda. Cabem aqui lojas de roupas, itens de decoração e até livrarias.
Sobre premiação e regras: cada empresa adotará de acordo com seu investimento de marketing. Vale lembrar que nem sempre temos um bom orçamento para tal fim, mas pensando em incentivo de vendas, aumenta-se o preço de venda dos produtos e os reverta em premiação a seu time.
E como controlar essa campanha? Simples. Pelo relatório de vendas expedido diariamente via sistema, que geralmente exporta um arquivo txt para o excell. Após esta extração, basta compilar dados, produzir algumas fórmulas e pronto: acompanhamento diário e motivador!

PAULO S C ÁVILA
ESP. EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
CEO - MAIS COMUNICAÇÃO
"Mas, não se esqueçam líderes! Campanha sem motivação pessoal não vale! Incentivem com palavras, atitudes e foco nas pessoas. Elas realizam os resultados tão esperados pelas empresas".
Ótimas vendas!